domingo, 8 de julho de 2012

Alimentação - Frugívoros e Insetívoros

 Frugívoros       

          Estas aves comem frutas e será essa a base da sua alimentação. Recentemente existem produtos granulados que podem constituir a alimentação base destas aves e que vieram resolver alguns problemas como a acumulação de ferro no fígado (hemocromatose).

Vivemos em um país Tropical com grande diversidade e acesso fácil às frutas; então, que aproveitemos delas.
          Não há grande dificuldade em manter adultos e crias pois uma vez adaptados a esta dieta podem alimentar com ela suas crias, é sim importante variar muito o regime de frutas que lhes damos e por vezes juntar alguns insectos que comem com agrado. Temos também uma alimentação que frequentemente é citada em algumas bibliografias disponíveis e referem-se ao uso de alimentos para cães ensopados em água, cereais cozidos ou papas caseiras. Como não conheço bem estas aves não posso adiantar mais sobre estes regimes além de que, tendo conhecimento da facilidade com que estas aves sofrem de problemas de fígado e da constituição da maioria dessas rações no mercado, será um risco usar estas dietas pelo menos como alimento exclusivo. Em todo caso parecem ser as rações de cachorro as mais apropriadas.
        Aves como os tucanos que se englobam neste grupo e até mesmo alguns Mainás são bastante valiosas para que seja descurado qualquer aspecto com a sua manutenção!


Insetívoros
         Os insetívoros são totalmente diferentes em hábitos e comportamento das outras. São extremamente ativas e curiosas investigando qualquer coisa de novo no seu ambiente. Tornam-se muito domesticadas com relativa facilidade.
A alimentação destas aves não é tão difícil como seria de supôr e baseia-se em papas e granulados. O mais complicado é ensiná-las a comer as papas e reconhecê-las como alimento, daí que não devamos capturar aves selvagens. Novamente a qualidade da alimentação é essencial para garantir o seu bem estar. Existem muitas papas no mercado, e a qualidade varia (bem como o preço). A proteína é, por norma, um nutriente caro em qualquer alimento, mas entre proteína e proteína de qualidade existe uma diferença ainda maior. Facilmente percebemos que espécies cujo único alimento são insectos vivos têm elevadas necessidades de proteína de qualidade. Não podemos substituir esta proteína de origem animal por outras, mais baratas de origem vegetal com os mesmos resultados.

         Estes produtos são obtidos a partir de fontes de proteína como farinhas de peixe e sub-produtos industriais e são, por si só suficientes para manter a ave em "relativas" boas condições, desde que sejam papas de boa qualidade. O problema surge quando surgem as crias, pois os pais necessitam de alimento vivo para as alimentar. Aqui temos de ter em contas a espécie em si porque se umas consomem moscas e afins outras preferem larvas e lagartas, umas gostam de formigas outras de afídios(piolhos das plantas). A maiorias destas espécies não chegam sequer a criar sem que disponha de uma abundante quantidade de alimento vivo!!!

Larvas de Tenébrio

         O que mais facilmente podemos arranjar são os tenébrios, as larvas de mosca ("asticot") e as larvas de um coleóptero que vulgarmente são chamadas de bicho-trela ou larvas de farinha, que podemos criar. Para os que preferem alimento "voador" o mais indicado serão moscas da fruta que também podemos reproduzir. Se dispusermos destes alimentos mesmo as aves adultas sem crias poderão receber um banquete. Outra grande fonte de alimento vivo são as formigas de asa que podemos capturar no Outono e tentar manter durante o ano, ou os gafanhotos e grilos que conseguirmos apanhar.


Modelos de aves asiáticas

        Tenho grande inveja das imagens dos mercados de aves asiáticas pela abundância de espécies muito raras entre nós, na grande maioria insetívoros e da grande variedade de alimento vivo que se pode adquirir. Existem já algumas empresas estrangeiras comercializando estes produtos, mas devo avisar os interessados que os custos são relativamente elevados e a manutenção destes alimentos vivos dificílima . De um modo geral quase todos os insetívoros gostam ainda de frutas, particularmente maçã, pera e melão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário ou sugestão!