segunda-feira, 9 de julho de 2012

Elucidando a Pivite

      Bom pessoal, resolvi escrever um pouco sobre a Pivite pelo fato desse assunto ter sido levantado ontem no torneio que participei e por consequência de ter notado o quanto esse assunto é levado adiante de forma errada e mais, pela quantidade de informações erradas de formas diferentes, me lembrei até daquela brincadeira que fazíamos na infância chamada de "telefone sem fio" onde o assunto ou palavra inicial quase nunca chegava ao destino de forma integral, tampouco às vezes, parecida com o ideal.
       Então agora você, leitor, que está acompanhando as postagens do blog tem a missão de disseminar para os seus parceiros a verdade sobre este assunto e ser um formador de opinião correta, corrigindo os amigos quando falarem algo diferente do que vão ler agora, não que a minha verdade seja absoluta, mas é a fisiologia certa acerca deste problema.
       - Pô Matheus, chega de enrolação e explica isso logo. Pois bem, não se decepcione mas a Pivite não é uma doença. NÃO? COMO NÃO se o meu amigo, ou o meu vizinho já teve um Trinca Ferro que morreu com Pivite? Calma amigo passarinheiro, eu acredito em você e concordo, ela mata sim, mas não é uma doença e sim uma "calosidade" lingual, em outras palavras é um espessamento que ocorre na língua, mais especificamente, na ponta da mesma em ocorrência de uma alimentação errônea, inadequada que perdurou um tempo suficiente para que a sua ave formasse esse calo na língua.
        Participo de um fórum de discussões e quando resolvi escrever sobre esta enfermidade, por curiosidade digitei PIVITE em seu campo de busca e pude ver que as informações erradas estão espalhadas por todos os cantos e não somente ontem com os meus amigos, pude ver que alguns, até mesmo de forma inocente disseram que é causado por um casal de vermes alojado na traqueia da ave e que depois pode acabar descendo aos pulmões, em outra ocasião também verifiquei que uma outra pessoa, por sinal, grande parceiro meu, conseguiu tratar a suposta doença com NISTATINA, sim nistatina, pomada humana indicada para candidíase, que por sinal é causada por fungos; com efeito também vi artigos apontando que a causa da Pivite seria uma deficiência de vitamina A... Enfim, repito, você leitor agora é meu aliado na disseminação sobre a ocorrência correta desta calosidade, combinado?
         Pois bem, para uma breve constatação destes fatos já citados, você já ouviu falar ou conhece algum pássaro granívoro (bicudo, curió, coleiro, canário) o qual tenha sido notificada a aparição da Pivite? Não que seja completamente impossível, mas muito provavelmente sua resposta foi NÃO, então por qual motivo podemos dizer que seria motivo de deficiência de Vit-A, será que somente os frugívoros (Sabiás, Trincas, Melros) sofrem com essa falta? Sera que os casais de verme só não tem afinidades em parasitar os nossos amigos que comem sementes, ou será que os fungos também acham  feios os que comem grãos mantendo distância deles e preferindo os que comam frutas? Essas são as maiores evidência que a calosidade se deve ao fato de que na natureza essas aves se alimentam de frutas maduras, folhas verdes frescas, insetos e similares, no processo de adaptação em cativeiro as forçamos a se alimentarem de rações que imaginamos ser corretas, mas nem sempre é...
        Para finalizar, gostaria de atentá-los para os sintomas que a Pivite oferece, algumas aves  já possuem por si o hábito de levar a comida para o bebedouro, isso acontece por que ele pretende amolecer a comida antes de ingerir, na muda de bico é ainda mais frequente pelo fato do bico estar mais mole, porém se caso sua ave não tiver esse vício e estiver iniciando o costume de assim fazer, é o primeiro passo, depois note se há alguma bateção de bico ou até mesmo você perceber que ela está pondo a língua pra fora do bico com certa frequência. Seu tratamento é bem simples porém requer certo conhecimento e prática, deve ser feito por um veterinário especializado através de uma tesoura pequena, palitos simétricos ou até mesmo uma pinça. O tratamento inadequado ou a retirada por um inexperiente pode causar sangramento lingual e a abertura de uma importante porta para a entrada de microrganismos causadores de várias outras doenças.

O círculo amarelo indica a presença da enfermidade

Trinca Ferro já com o procedimento de retirada da Pivite realizado

39 comentários:

  1. Grande Matheus, apesar do amigo não ser um profissional veterinario eu respeito muito o seu conhecimento que não é pequeno, e o parabenizo pela materia, o que mostra que vc sabe do que está falando... show de bola brother. (tomei a liberdade de compartilhar em outros grupos)... Abs, Tamburo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele copiou as informações, inclusive as fotos do trinca com pivite "antes e depois" do site:

      http://m.niaas.webnode.com.br/news/a-verdade-sobre-pivite-em-trinca-ferro/

      Excluir
  2. Meus parabéns Matheus pela ótima iniciativa, expondo de um conhecimento que poucos compartilham.
    Super legal....Recomendo!!!

    Abs. Billy Batista

    ResponderExcluir
  3. PARABÉNS MATHEUS SHOW DE BOLA!!!!! O BLOG ESTA EXCELENTE!!!!

    NICK GUIDOLINE!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Caro Matheus,
    Sou aqui de Porto Alegre, e com experiência própria afirmo que
    Azulões e Cardeais têm Pivite frequentes e que é, como você mesmo disse, uma calosidade na língua, porém nenhum desses bichos são comedores de frutas, só comem semente e mesmo assim têm Pivite.
    Concordo tbm. que o aparecimento é da forma que você especificou e que o constante olhar do dono e um bom veterinário pode livrá-los dessa calosidade. Então coloco em dúvida que o aparecimento dela se dá somente por alimentos inadequados quer seja da natureza quer seja da ração. Acho que tem alguma doença por trás disso tdo. e que deve ser no sistema digstivo.

    ResponderExcluir
  5. Olha Jorge, até hoje não ha nada comprovado a respeito do aparecimento da Pivite ter relações com o qualquer sistema do organismo, como disse, longe de mim ter a verdade absoluta, mas até que se apresentem alguma pesquisa mais aprofundada sobre o caso eu continuo acreditando que ela seja apenas de origem alimentar... Como disse a outro amigo, teremos exceções em todos os campos da bilogia, a mesma que diz que na natureza não há o SEMPRE e nao há o NUNCA, logo é perfeitamente bem colocada suas afirmações...

    Obrigado pelos comentários

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Amigo Matheus,
      Primeiramente parabéns pela matéria, muito legal amigos auto didatas interessado em assuntos mais aprofundados para tentar ajudar os outros amigos passarinheiros! Inclusive isso é muito comum neste meio.
      Mas só gostaria de corrigir uma citação sua nesta matéria, onde hoje já existem trabalhos científicos comprovando que a existência do "pivite" nada mais é do que uma hiperqueratose (muita queratina produzida pelo organismo) causado sim e também por uma deficiência em vitamina A, onde todas as aves podem apresentar o sinal clínico, porém é mais comum em trinca-ferros por terem uma deficiência na sua absorção e também são mais percebidas pois a conformação do bico ajuda a ave a se sentir mais incomodada com o problema. Você pode perceber também que algumas aves com este problema tem crescimento irregular do bico (varias trocas fora de períodos), crescimento irregular de unhas e também as patas um pouco mais "cascudas", tudo isso devido a hiperqueratose. Isso leva a conclusão que devemos enriquecer a alimentação destas aves com vitamina A ou sempre oferecer alimentos ricos nesta vitamina.
      Espero ter ajudado
      um grande abraço

      Excluir
    2. Sou biólogo e luto pelo bem estar animal. Não concordo com a retirada de pevite. Crio trinca a muitos anos e os reproduzo também, posso provar o todos que a pevite já nasce na língua de todas as aves(granívoras, insetívoras e onívoras), menos as aves de língua redonda (psitacídeos). Os trincas da natureza também possuem pevite e nenhum deles morre por causa dela. As aves passam o bico no puleiro para limpar, isso é normal. Infelizmente nossas aves não podem limpar o bico , molhar o alimento para ficar mais macios, jogar a comida fora para escolher o que mais lhes agrada , cantar rouco, colocar a língua para fora do bico , ter a língua preta ou branca, ter a ponta da língua fina.Todo o comportamento dos trincas é reconhecido como pevite. Na gaiola infelizmente só podem cantar. O que mata nossas aves são as infecções causadas por microganismos patogênicos, que causam o peito seco.

      Excluir
  6. QUE BLOG LEGAL,DEMORO PRA VC FAZER UMA COISA DESSA MATEUS,VC É UM CARA QUE TEM MUITA EXPERIENCIA NA MEXIDA DOS PASSAROS E CONHEÇE MUITO TAMBEM A PARTE CIENTIFICA DA ALIMENTAÇÃO, DAS DOENÇAS,VC ESTA NOS AJUNDANDO MUITO A CADA VEZ MELHORAR EM NOSSAS CRIAÇÕES...VALEUUU

    ResponderExcluir
  7. Olá amigo

    Estou com um trinca ferro com o bico atravessado ( as pontas não ficam na posição correta ) segundo um veterinário o bico esta quebrado mas a impressão que da é apenas esta fora do lugar, tens algum conhecimento de um caso parecido

    desde já agradeço atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se está fora do lugar provavelmente está quebrado na base.
      Retorne ao médico veterinário e faça o tratamento.

      Excluir
  8. Valeu Matheus, pelas dicas que eu li em seu blog que eu pude analisar o que estava acontecendo com o meu trinca. O Levei ontem ao veterinário e realmente estava com a Pevide, onde o mesmo retirou aquele calo e me passou o remédio para tratamento da língua do pássaro ! Obrigado pelas informações e um abraço !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde jwc gostaria de saber qual remédio o veterinário receitou para a cicatrização da língua do trinca,desde já agd,obg!!!

      Excluir
    2. Boa tarde jwc gostaria de saber qual remédio o veterinário receitou para a cicatrização da língua do trinca,desde já agd,obg!!!

      Excluir
  9. ME CHAMO CLÁUDIO E SOU DE ARARAQUARA!
    BOM DIA LENDO O BLOG FIQUEI MEIO ASSUSTADO, POIS TENHO UM ALADO (TRINCA FERRO) QUE ADQUIRI DESDE FILHOTE DE CRIADOR COM PROCEDENCIA, E SEMPRE TRATEI ELE E OS OUTROS COM AS MESMAS DIETAS, (SEMENTEIRA COM MEL, COM INSETOS, COM PIMENTA, NUTRÓPICA, ALCON, FRUTAS DIARIAMENTE, LEGUMES DIAS ALTERNADOS, MESMO COM FRUTAS NA GAIOLA,FORA 03 X SEMANA 01 TENÉBRIO DE MANHA E OUTRO DE TARDE, ONDE ELE BUSCA EM MINHA MÃO, MAS BSERVEI QUE O REFERIDI ALADO JA COM 03 ANOS INICIOU RECENTEMENTE UMAS BATIDINHAS DE BICO, POREM NÃO LEVA COMIDAS AO BEBEDOURO E NEM FICA COM A LINGUA DE FORA, SERÁ UM INICIO DE PIVITE? ESTOU EVITANDO PEGA LO NA MÃO PARA VERIFICAR, POIS ELE É MEUITISSIMO MANSO, MAS PEGAR NA MÃO ARREDIA O ALADO, COMO PROCEDO? OBRIGADO DESDE JÁ! RESSALTA ADORO MEUS ALADOS NÃO PARTICIPO DE TORNEIOS,POIS AMO A ESPÉCIE E TENHO 04 EXEMPLARES E AINDA EM MEU PLANTEL EXISTEM TEM 03 AZULÕES E 01 PASSARO PRETO!

    ResponderExcluir
  10. Matheus poderia me explicar como fazer a remoçao da pivite?

    ResponderExcluir
  11. Bom dia caros amigos,

    Estou com problemas e gostaria da ajuda dos amigos, sou de BH e tenho um coleiro o R49 que desde o final da temporada passada tem demosntrado um comportamento estranho, pois bem, ele tem sentido um incomodo no bico dentro da roda de forma a abrir o bico constantemente colocando a língua para fora parecendo querer limpa-la, e ao completar o canto permanece com o bico aberto porem não sai som, é verdade que também tem crescido a ponta do bico com frequência. Na roda do ultimo domingo ele saiu muito cansado, ofegante e respirando pelo bico, mas, logo parou e continuo a cantar. Oque poderia estar causando esses problemas?

    Att.

    ResponderExcluir
  12. Bom dia Mateus, li seu blog e vc menciona que tratou a pivite com nistatina pomada ginecológica, vc pode me dizer como aplicou o remédio no seu pássaro, de que maneira vc tratou ele, grato pelo esclarecimento.

    ResponderExcluir
  13. discordo pois se fosse calosidade meu trinca nao presentaria o quadro de pivide com tant frequençia em trez meses trez vezes o que e um absurdo levando em conta que so come nutropica e alcon top a sim o criador experiente que retirou a pivide ficou achando inacreditavel pois nunca viu situaçao parecida estou pensando em levar o problema para o doutor felipe la da tijuca pra ver o que ele tem a dizer sobre essa situaçao desculpe aos colegas so to tentando mostrar q nos temos um problema muito maior q uma simples calosidade

    ResponderExcluir
  14. precisando de um tirador de pivites é só falar comigo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  15. precisando de um tirador de pivites é só falar comigo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  16. Galera, sou de Rio Preto, SP, tenho um trinca que esta com a tal pivite, alguem aqui da região que consegue tirar isso ???

    Obrigado.!
    clovis ( ctrindades@hotmail.com )

    ResponderExcluir
  17. Amigo e sobre a gaiola onde estava a ave com pevit fica de alguma forma contaminada,como devo imunizá-la?

    ResponderExcluir
  18. Amigo e sobre a gaiola onde estava a ave com pevit fica de alguma forma contaminada,como devo imunizá-la?

    ResponderExcluir
  19. Matheus tirei a pivite do meu trinca faz 7 dias na hora saiu um pouco de sangue nem pouquinho , aí agora ela ta toda jururu hoje de madrugada me deparei com ela no fundo da gaiola sem forças pra subir no puleiro. Porém ela ta comendo frutos ( banana , maçã , mamão ) e logo depois que ela subiu pro puleiro hoje de madrugada já começo a comer ração tbm ( girassol e etc ) ela começo a comer ração a mais ou menos uns 2 dias atras. Já disverminei , já dei 5 dias de coquicinol e quero saber se esse comportamento dela e normal pois e a primeira pivite dela retirada desde já agradeço !

    ResponderExcluir
  20. Parabéns amigo, muito interessante a matéria.

    ResponderExcluir
  21. Parabéns amigo, muito interessante a matéria.

    ResponderExcluir
  22. Poste muito bacana, mas também com informações erradas, pos na nossa região os coleiros tem pivite sim, e muito.

    ResponderExcluir
  23. Matheus Rodrigues,obrigada pelas informações..o meu avô era um homem do mato que foi pro Rio de Janeiro e se formou em médico, tinha muito do linguajar caboclo que nunca o deixou..e costumava dizer " Viva o pinto com sua pivide..vai tirar o pivide do pinto, mata o pinto".Lá no meu interior as pessoas não pegavam pássaros, e o pivide eu o conheci apenas em pintos, tanto que pensava que era especifico destas aves...na realidade meu avô o Dr. Cipriano se referia não ao fato em si, mas na vida cotidiana, onde as vezes vamos tentar curar algo e terminamos com um mal maior, era nesse sentido o provérbio dele...e eu como neta autentica vivo passando a sabedoria dele pra frente rsrsrs e hoje tive a curiosidade de saber mais sobre o tão falado pivide e gostei de sua matéria. O que ele queria dizer na verdade era uma versão cabocla do intelectual ditado "Pior a emenda que o soneto".

    ResponderExcluir
  24. Bom dia meu melro está com esses sintomas e notei uma parte fina e escura na ponta da língua ,igual na imagem do trinca , só q não conseguir achar alguém pra tirar essa pontinha, o veterinário q. Levo diz q a ponta não afeta ele , do q o mesmo está raspando o bico direto no.pulriro abrindo o bico e tipo mastigando algo e passando a língua no bico e levando a comida para molhar direto, e quando vai comer tem hora q desiste e larga a comida para raspar o bico no poleiro,alguem q more em sabtos ou são Vicente para né recomendar algum vet q faça a remoção da calosidade da língua do melro?

    ResponderExcluir
  25. Sou biólogo, meu nome é Braulir e sou do RJ, eu não retiro pevite, apenas trato a doença. As aves que molham o alimento na água, simplesmente fazem isso para amolecer a ração , assim como uma criança, que molha o biscoito no leite. Os TFs que jogam o alimento fora do cocho, o fazem simplesmente para escolherem o alimento predileto. Não existe comprovação científica, que a falta de vitamina A ou o verme Syngamus trachea provoca a peviti. A película que envolve a língua das aves faz parte de sua anatomia. Os veterinários retiram a peviti simplesmente por dinheiro , a maioria não tem experiência na criação. Após 90 dias de retirada de peviti, ela está lá novamente. Há 28 anos não faço essa crueldade. Muitos estão arrancando até a língua das aves. Os TFs nos trazem muitas alegrias, devemos retribuir com mais carinho. Ave doente: exame de fezes, medicação correta, e ela ficará curada. Todas as aves possuem pevite ,mas infelizmente virou tradição retirar a pevite dos trincas. Eles não tem paz ....pois, não podem: escolher alimento, limpar o bico no poleiro, molhar a ração para ficar mais macia, e se ficar doente e emagrecer também é pevite. Não peço para ninguém acreditar em mim e nem estou criticando quem retira a pevite, apenas gostaria que todos os criadores apenas observem mais os nossos alados. O criador experiente aprende observando o comportamento animal. Precisamos acabar com a tradição e acreditar na razão. Nossas aves merecem mais respeito!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso aí meu amigo, respeito e amor, é o principal, o pior é o camarada bita a ave na mão de qualquer carniceiro pra multila a ave é ridículo, se não tem condições de fz o tratamento adequado pelo menos leve no veterinário.

      Excluir
  26. Boa noite,

    Tenho um canario belga e ele está com todos esses sintomas;
    Joga comida pro fundo da gaiola, arrasta o bico no puleiro, fica meio rupiado e o que eu achei mais estranho é a língua dele está grande ou inchada e um negócio branco que parece afta. Ele cantava muito e mal está piando.

    Obrigado

    ResponderExcluir
  27. Calosidade??? kkkkk, nunca, nada haver! em 50 dias voltou 4 x a pevite! Todas enormes, metade da lingua. Tem sido assim, eu retiro, dou antibiótico, coccidex, vermífogo, vitaminas, em dois dias já começa a comer normal, frutas, verduras, tenébrios, sementes, nutrópica e toplife, com 10 dias, já tem sementes e ração no fundo da gaiola novamente, eu olho e esta lá gigante de novo. Não sei mais o que faço.

    E parem com essa palhaçada de falar em calo ou da comida! É algo parasitário, bactéria, vírus, sei lá, algo no fígado creio. Me admiro veterinários falarem em calo!

    ResponderExcluir
  28. Boa noite, meu trinca esta com a lingua branca oq fazer ?

    ResponderExcluir
  29. E só tratar com fruta tenébrio legumes comida macia e alpiste k o seu trinca cura tá piviti .uma semna i da polivitaminico ele

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário ou sugestão!