domingo, 8 de julho de 2012

Problemas respiratórios


        As infecções respiratórias ocorrem principalmente em aves desnutridas e mantidas em regiões frias. A deficiência de vitamina A e outros nutrientes deixa a mucosa do sistema respiratório mais sensível a infecções por bactérias, fungos, vírus ou protozoários. A fumaça de cigarro e outras fumaças tóxicas também predispõem as aves às doenças respiratórias. As infecções podem ser do trato respiratório superior (rinite, sinusite, traqueíte) ou do trato respiratório inferior (bronquite, pneumonia, aerosaculite) ou disseminada (tanto trato respiratório superior como inferior) . 
        Se a infecção estiver no trato aéreo inferior, consideramos mais grave e é necessário tratamento veterinário imediato. O prognóstico, tempo de tratamento e medicamentos a serem utilizados dependem da gravidade da infecção e do agente envolvido. As infecções por fungos, como a aspergilose, são graves e de difícil cura se estiverem avançadas, já a clamidiose é uma doença relativamente comum em psitacídeos (aves de bico torto ) principalmente e pode causar sinais respiratórios nas aves. Os sintomas das doenças respiratórias incluem perda de apetite, apatia, penas arrepiadas, sonolência, corrimento nasal, espirros, seios nasais (face) inchados, olhos úmidos, mudança da voz, respiração ruidosa, dispnéia (dificuldade em respirar), respiração balançando a cauda, respiração com a boca aberta e perda de penas ao redor dos olhos, face e testa. O tratamento depende do diagnóstico.
        É incorreto achar que o simples ato de fornecer antibióticos vai resolver o problema. Se a infecção não for bacteriana, o antibiótico não tem utilidade alguma. Além disso, o tipo de antibiótico, a dose e a forma de aplicação deve ser correta, estabelecida por um veterinário. Dar antibióticos na água é perda de tempo, pois normalmente os pássaros doentes não bebem água com medicamentos, pois o gosto não é agradável ou eles consomem a água com medicamento em quantidade insuficiente para curar. Aves mantidas corretamente e bem nutridas são mais resistentes às infecções respiratórias.

No caso do Trinca Ferro a Vitamina A pode ser fornecida através de frutas e legumes que contenham a coloração avermelhada, já para os Coleiros a suplência é mais difícil, devendo ser feita através dos polivitamínicos encontrados em casas de aves.

30 comentários:

  1. meu coleiro ta com respeiração acelerado sem corrimentos nasal sem roquidão queria ajuda pra resolver problema como faço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu coleiro está muito ofegante ele abre e feixa comecei a trata com antibiótico
      R

      Excluir
  2. Meu trinca ta constante abrindo e fechando o bico. To preocupado oq pode ser isso. Quem pode me responder
    Agradeço quem poder me ajudar pq to louquinho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser acaro na traqueia pode dar allax aplica atras da nuca do passaro

      Excluir
    2. Meu canário também abre e fecha o bico..já pinguei remedio na nuca e nada o que fazer?

      Excluir
  3. Ola amigo comprei um coleiro monstro q ja conhecia ele faz dois mes q saiu da muda mais ele ta rocu e abrindo e feixando o bico por favor preciso de ajuda se alguem sober oq eu tenho q fazer deixe a dica agradeço deis de ja flw

    ResponderExcluir
  4. o meu ta asimm eu estou usando o remedio pro saude e vida o meu ja comessou cantar melhor ja

    ResponderExcluir
  5. complei um trinca ferro com um olho cego so que estou preocupado o olho que ele não encherga ta vermelho me ajuda se alguem saber se e doença e ele não ta cantando

    ResponderExcluir
  6. complei um trinca ferro com um olho cego so que estou preocupado o olho que ele não encherga ta vermelho me ajuda se alguem saber se e doença e ele não ta cantando

    ResponderExcluir
  7. o meu ta asimm eu estou usando o remedio pro saude e vida o meu ja comessou cantar melhor ja

    ResponderExcluir
  8. meu colero esta com problemas respiratório, tipo respira igual um sapo, com o papo, voa normal, mais canta muito pouco, e esta rocco...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O meu tambem esta assim respirando igual um sapo mais nao esta roco o que fazer ?

      Excluir
  9. Por favor.jogaram no lixo uma calopsita ta com o pescoço com ar e vai pro olho.nao esta comendo twm que eatora o ar pra ela comer.mw ajudem

    ResponderExcluir
  10. Por favor.jogaram no lixo uma calopsita ta com o pescoço com ar e vai pro olho.nao esta comendo twm que eatora o ar pra ela comer.mw ajudem

    ResponderExcluir
  11. Meu trinca ferro so fica com o bico aberto o que seria isso

    ResponderExcluir
  12. Meu trinca ferro so fica com o bico aberto o que seria isso

    ResponderExcluir
  13. Boa tarde de amigos queria saber a respeito de rouquidão de trinca ferro, eu tenho um trinca ferro de torneio mas ele não está totalmente rouco mas meio fanho tem hora que falha e hora que canta normal alguém pode me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O meu tá assim hora falha hora tá 100% mais tem hora sai nada só meche

      Excluir
  14. Boa tarde de amigos queria saber a respeito de rouquidão de trinca ferro, eu tenho um trinca ferro de torneio mas ele não está totalmente rouco mas meio fanho tem hora que falha e hora que canta normal alguém pode me ajudar?

    ResponderExcluir
  15. Meu trinca ferro está na muda de pena e fica com o bico aberto frequentemente isso é normal???

    ResponderExcluir
  16. Meu trinca ferro está na muda de pena e fica com o bico aberto frequentemente isso é normal???

    ResponderExcluir
  17. Oi algem pode ma ajudar meu colerinha esta despenando o rabo tem mas de 6 meses e nunca entrou na muda o q acontece

    ResponderExcluir
  18. A pouco tempo retirei pivite do meu Trinca ferro, e logo depois já começou chamar​ estranho e tentar canta mas o canto e chamado está como se fosse rouco um pouco diferente. Está sob cuidados veterinários e foi constado​ que está com pneumonia mas o tratamento não está sendo eficaz alguém que tenha passado por algo parecido que possa ajudar!???

    ResponderExcluir
  19. Bom dia
    Estou com um filhote de trinca ferro com 50 dias de vida .
    Ele esta com muita chiera e cansera , e espirrando e fica de bico aberto o tempo todo.
    Obs (ja usei alax , terramicina, avitrin antibiotico e ate ivalmec)melhora de 2 a 3 dias depois volta de novo .
    Se alguem poder me ajudar eu agradeço ...

    ResponderExcluir
  20. Bom dia meu trinca tá com um gosma saindo do bico o que será qual medicamento posso dar a ele

    ResponderExcluir
  21. Meu trinca ficou roco da noite pro dia e ja dei ( ivomec uma gota direto na garganta e 1ml de norkill com 10 gotas de vias aereas da avetrin ) e hj faz 18 dias e nada de melhoras 😔

    ResponderExcluir
  22. Boa noite amigos gostaria de uma ajuda de vcs meu pixarro estava cantando muito de repente ele ficou jururu só fica no puleiro da gaiola parou de cantar e está com a respiração muito forte ok pode ser ok Fasso qual o remedio que posso dar

    ResponderExcluir
  23. Boa noite estou c um bicudo q está c a respiração um pouco ofegante, estou utilizando norkill. Mas peço ajuda se alguém souber oq é melhor a ser feito

    ResponderExcluir
  24. Meu trinca ferro esta cansado e tristi

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário ou sugestão!