sábado, 7 de julho de 2012

Diarreias e Enterites


        Este é um dos problemas mais comuns em nossos alados. Pode ser causado por vários motivos mas o mais frequente é a proliferação de bactérias devido a um desequilíbrio nos intestinos. Por alguma razão as bactérias que povoam os intestinos das aves podem sofrer alterações em suas proporções e algumas estirpes se tornarem em números descontrolados, irritando as paredes intestinais. O mais comum será uma infecção por E. coli ou Salmonella sp. Estas estirpes existem geralmente no intestino e só se tornam patogênicas quando, por algum motivo, se desenvolvem anormalmente e aparecem em outras diversas zonas do organismo.
        Podemos prevenir isto evitando mudanças de dietas bruscas e dando periodicamente probióticos que promovem o crescimento das populações benéficas de bactérias. Provavelmente você já se deparou com uma situação em mudança de dieta que tenha causado diarreia, pois bem, ela se da pelo fato que o seu organismo possui uma quantidade de enzimas já acostumadas com a sua dieta, ou seja, uma memória enzimática produzida extremamente na quantidade correta para digerir a dieta a qual sua ave esta acostumada, no momento em que ocorre uma mudança bruta de alimentação, exemplificando, podem faltar por exemplo enzimas para digerir proteínas caso a ração atual tenha uma quantidade maior de proteínas que a dieta anterior e podem sobrar enzimas especializadas na digestão, por exemplo, de lipídeos caso ocorra o contrario da situação já mencionada.
         Em casos extremos podemos atuar com um antibiótico de largo espectro (não específico para a diarreia e sim de uso geral) seguido de um probiótico e vitaminas do complexo B, enquanto damos também um eletrólito para evitar a desidratação, que é aliás o principal perigo das diarreias. Os antibióticos de largo espectro devem ser usados com moderação pois facilmente surgem resistências, estas que, surgindo podem acarretar problemas de diferente natureza à diarreia . É preferível dispor de alguns antibióticos de ação específica e aplicá-los assim que determinarmos o agente responsável pelo problema. Mesmo assim uma medicação de largo espectro pode atuar como um primeiro travão e assim teremos mais tempo para agir com maior eficácia.

6 comentários:

  1. Trinca ferro com diarreia, o que faz?

    ResponderExcluir
  2. Trinca ferro com diarreia, o que faz?

    ResponderExcluir
  3. Meu trinca ferro esta fazendo coco mole e branco acho que pode sser pulorose que medicamento ou orintação posso seguir?

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Meu trinca está com problemas para defecar está fazendo muita força alguém pode me ajudar

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário ou sugestão!