quinta-feira, 12 de julho de 2012

Gaiolas e Gaioleiros

        Bom, a ideia hoje é tentar ajudar os passarinheiros a aprender como visualizar e também saber como distinguir cada gaiola de seu respectivo gaioleiro. A princípio é válido citar como temos bons gaioleiros em nosso país, assim como o nosso hobby que está em uma crescente funcional, na mesma proporção aparecem artistas em todas as regiões do país, chegando, por exemplo, ao ponto de poder garantir 100% o fato de que esquecerei de muitos deles nesta postagem. O tópico passa a ser um assunto bastante discutido se seguirmos algumas vertentes que podemos avaliar em cada obra de arte feita por madeira trabalhada, bambus, arame, também por cada marchetaria montada por determinadas cores e por fim, pelo simples gosto ou preferência de cada um ao passo que uns gostam de marchetarias mais chamativas que destaquem as gaiolas, outros gostam de marchetarias mais simples, que enalteça o trabalho da madeira, seu laqueamento, seu verniz, enfim, o ditado que prevalecerá aqui nesta postagem será "gosto não se discute". Deixando desde já pontos fortes e fracos vistos por um prisma totalmente particular, meu, o que pode ser muito bem contestado por qualquer leitor com relação às minhas opiniões, prazos ou similares.

        
MILTINHO

         Vou começar falando dele, que para muitos é considerado o melhor gaioleiro do país,  gaioleiro antigo do Rio de Janeiro Miltinho é responsável por trabalhos incríveis; suas obras já alojaram aves como os Trincas Zandonaide, Radar, Titanic, Veneno e coleiros como o Fim do Mundo e outras máquinas.. Entre alguns passarinheiros é chamado de cabeça de bacalhau ou também de caviar, pois todo mundo já ouviu falar que existe mas poucas pessoas o viram; Miltinho também um mago com as madeiras, porém pouquíssimas pessoas o conhecem pessoalmente. Nos oferece uma gaiola para pegar nas mãos e ficar apreciando por horas e ficar imaginando como o ser humano é perfeito ao ponto de nos oferecer um produto ao qual máquina alguma conseguirá igualar. Suas marchetarias são dialetas, por serem discretas nem sempre encontramos uma quantidade grande de admiradores, porém é inegável que seu trabalho seja incontestável.

Gaiola do Miltinho feita em Pinho de Riga
 (clique para ampliar)

Destacando alguns pontos:

Fracos: Além do prazo de entrega ser bastante longo, acredito que se a grade do fundo fosse removível ajudaria muito na higienização da mesma. 

Fortes: Trabalho com o verniz, bambus, alinhamento das marchetarias e esquadramento de colunas são extremamente perfeitos, assim como o encaixe do fundo e o próprio.





DF (irmãos Daniel e Fernando)

          Estes irmãos de Serra-ES são mágicos, presentes no grupo do 1º escalão dos gaioleiros do Brasil são nacionalmente conhecidos pela beleza de suas gaiolas e também pela grande diversidade que suas fantásticas marchetarias nos proporcionam; na minha opinião em se tratando de marchetaria são indiscutíveis os melhores e ponto final. Suas gaiolas ja apresentaram Flipper, Titanic, Bolero, Raio de Fogo, Halley e coleiros como Animal, Mestrão, Onix, o grande campeão Vibração entre outros.



Gaiola de Brejaúba feita pelos irmãos DFs
Destacando alguns pontos:

Fracos: Já vi algumas com bambus que não estavam completamente fixos em seus furos, ou seja, quando os prendia com os dedos e forcavam eles giravam no furo, e também o fundo de algumas já recebi com uma espessura fina.

Fortes: Marchetarias maravilhosas, trabalho artesanal impecável sem trincas e bolhas, presilhas de poleiro bem trabalhadas, os primeiros a fazerem gaiolas de 2 cores.


NILSON

        Esse jacaré tem todo o meu respeito, é um exemplo que qualquer profissional deveria seguir, a evolução do seu trabalho caminha a uma velocidade impressionante, ha algum tempo, alias pouco tempo atrás conversávamos pelo MSN e o assunto era ele começar a colocar as bolinhas de rolamento no fundo, fazer com que o a marchetaria que subia da coluna se encontrasse com a marchetaria que vinha do arco e assim ele em pouco tempo estava fazendo e em altíssimo nível. Suas marchetarias que se repetiam com certa frequência, hoje dá espaço para inovações que só tendem a embelezar suas obras, enfim, em pouquíssimo tempo entrou para o seleto grupo dos melhores do país e hoje recebe encomendas do Brasil todo. Sua gaiola já teve o prazer de receber um os melhores Trincas que o país já teve, Flipper. 


Obra de arte do Nilson




Sua educação, a clareza com que aborda os fatos que conversamos, sua educação e seriedade de cumprir os prazos que estipula só me fazem destacar pontos fortes de suas gaiolas que são reflexos de sua pessoa. Saiba que você tem um fã, enquanto o país admira suas gaiolas, eu posso ir além e dizer que também admiro você. 




ERNESTO

        Meu amigo particular e passarinheiro de alta qualidade também esta no top 5 do Brasil em minha opinião. Esse cara juntamente com seu filho Márcio brincam de fazer gaiolas de alto nível. Com um de seus exemplares em mãos fica difícil notar algum defeito, desde o gancho até os pezinhos é luxo dos pés a cabeça. Suas gaiolas já "vestiram" os trincas Fantástico, Extase, Amigão, Matraka, Santa Fé e coleiros como Camisa 10, Discovery e muitos outros que por SP cantam e encantam.

Linda gaiola do Ernesto

Se fosse citar algum defeito de suas gaiolas, claro que de forma irônica, citaria apenas o preço que apesar de ser alto e não ser de tão fácil aquisição, reflete cada centímetro de qualidade que pai e filho impõe ao trabalho sem falar que o tempo de encomenda é bem rápido quando até mesmo a gaiola dos sonhos não se encontra a pronta entrega em seu carro que para muitos é o paraíso dos torneios...





Outros

Temos também grandes nomes os quais possuo gaiolas e posso dizer que a qualidade é a mesma dos que ja citei como o Alfeu, Del, Abrantes e a que podemos chamar de nova geração de gaioleiros, neles podemos incluir o João, Dartangnan, Fabio, Juliano, Glauber e muitos outros sendo que todos oferecem uma infinidade de opções cabendo a cada um saber o que procura e saber também como e para quem encomendar, a demanda é grande e destacaria 3 itens importantíssimos os quais devemos levar em consideração pois caminham sempre em oposição, são eles : Rapidez, Qualidade e Preço... Você só vai encontrar 2 qualidades destas 3 em qualquer gaioleiro que procurar, ou seja, se for rápido e barato, não terá QUALIDADE, enquanto se tiver qualidade e rapidez, não terá PREÇO, por fim, se tiver preço e qualidade, não terá RAPIDEZ... Trabalhar com estes itens é o primeiro passo para não cair em enrascada, lembrem-se, gaioleiro faz gaiolas, não milagres.

Finalizo o post deixando algumas fotos de vários destes gaioleiros que acima citei:

Gaiola em Brejaúba feita pelo Wenderson
Gaiola em Pinho de Riga feita pelo Abrantes

 Feita pelo Fabio em madeira canadense - Spucer

           
                Gaiola Feita em Pau Brasil pelo Ernesto



Feita pelo Juliano
Feita pelo Dartangnan
Gaiola feita em Carne de Vaca pelo Wenderson

Gaiola feita em Marfim pelo Écio

                                                       
Gaiola feita pelo Glauber

25 comentários:

  1. Belíssima matéria Matheus, um prato cheio para conheçer melhor nossos Gaioleiros e tirar dúvidas...Parabéns ...Um Show.

    Alexandre da ACCP.

    ResponderExcluir
  2. MATHEUS, QUE TRABALHO MARAVILHOSO, CARA FICOU SHOW MESMO, EU USO GAIOLAS DO GLAUBER, RECOMENDO A TODOS!!!! PARABÉNS PELA INICIATIVA DO BLOG, ESPERO VER ASSUNTOS RELACIONADOS AOS COLEIROS, ABRAÇO!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Seria interessante depois ter os contatos desses gênios para podermos fazer nossas encomendas...

    Parabéns pela belíssima matéria.

    Adriano Andrade
    Itaboraí - RJ

    ResponderExcluir
  4. Muito boa a materia,estou com uma gaiola do Nilson que considero uma obra prima,abs

    ResponderExcluir
  5. é uma pena nao ter uma do João Gaiola

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. João me envie uma foto para matheustrincaferro@hotmail.com que eu adiciono meu amigo!! Mas seu nome foi citado sim não poderia me esquecer de voce!!!

      Excluir
  6. Bacana seu Blog cara... um forte abraço!!!

    ResponderExcluir
  7. Você teria o contato do dartangnan amigo? gostei mto da gaiola dele...belo tópico o seu...obrigado

    Danilo Monte-Mor
    Vitoria-ES

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Danilo,
      Voce consegui o contato do Dartangnan?
      Grato
      Neto

      Excluir
  8. Matheus relamente excelente sei blog e materia muito bem detalhada.... Parabens pelo comprometimento em dar detalhes e caso alguem tenha dúvida sobre gaioleiros o blog é uma otima fonte de consulta.

    Eu tenho gaiolas do Juliano e são obras de arte.

    Abraços.

    Ass. Rodrigo Brito
    Atelier do coleiro - BH
    Parcipante: Forum coleito e trinca.

    ResponderExcluir
  9. Faltou o edson q,também está fazendo grande trabalho ele é de arapongas

    ResponderExcluir
  10. tem tanbem www.gaiolasmundial.com.br tenho gaiola de sao otimas

    ResponderExcluir
  11. quanto custa cada gaiola dessa parabéns e muita bonita

    ResponderExcluir
  12. esta faltando a gaiola do neudimar conhecido como xerifão mora no espírito santo tel. 28 35444020

    ResponderExcluir
  13. o facebook é neudimarFERREIRA

    ResponderExcluir
  14. muito legal vivendo e aprendendo!! so q senti falta de algumas gaiolas luxo nessa lista como gaiolas mundial e emporio das gaiolas (moises)
    ass:SMP gaiolas (sàvio)

    ResponderExcluir
  15. As gaiolas do Wenderson são excelentes. Dá pra perceber a perfeição em todos os detalhes principalmente nas peças mais delicadas, sendo as paletas mais finas facilitando a visualização e exposição das aves.

    ResponderExcluir
  16. Com certeza Gaiolas dú Marco, do interior de São Paulo, se não me engano Cachoeira Paulista. Top. O cara é mais que um gaioleiro, é um artista.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia meus amigos,
      Meus amigos eu posso falar da gaiola do (DEL) são de uma qualidade impressionante, sem duvidas nenhuma em minha opinião a melhor gaiola que já vi, com todo respeito as demais as gaiolas do (DEL) são PERFEITAS.

      Um forte abraço a todos,
      Fred (Ilha do Governador RJ).

      Excluir
  17. Boa Noite a todos, Sou Dionísio Gaioleiro, espero um dia também fazer parte dos melhores Gaioleiro do pais... Mais to aqui para parabeniza todos q foram citados vocês são ídolos de muito gaioleiro, eu me espelho muito em João Gaiolas q tem lindas marchetarias e gaiolas, o senhor Nilson também é um ótimo gaioleiro cara super humilde super um senhor bem sábio quando se fala de gaiolas, os irmão DF também fazer obras lindas, parabéns vocês são os caras q com certeza representa muito bem os gaioleiros... abraços q DEUS poça abençoa todos nos q nasceu com esse dom magnifico de fazer gaiolas....

    ResponderExcluir
  18. Na minha opinião o melhor do Brasil é o Lucas gaiolas de Sergipe, ele não vende gaiola, ele vende arte. vocês precisam conhecer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabem a todos gaioleiro e um forte abarco um dia si deus qise faso parte desta eqipe de campiao thau

      Excluir
  19. Olá bom dia.
    Meu nome é Edvan gostaria de saber
    como identificar o macho e a fêmea de trinca ferro? a fêmea canta? se possível me enviar a resposta no meu e-mail: jes.edvan@hotmail.com

    ResponderExcluir
  20. Eu como Gaioleiro tenho os profissionais que admiro, sou grato a Deus por estar no grupo dos amigos do João Gaiola, pois para mim os melhores estão lá. Começando pelo João que faz gaiolas maravilhosas com detalhes impressionantes, Ronaldo Gaiola uma mais linda que a outra, uma equipe maravilhosa fazendo trabalhos tops, Reginaldo gaiola que em cada gaiola é uma surpresa diferente, Daniel DF e seu Alfeu em cada gaiola uma obra expectacular e por fim o Marco da Gaiolas Du Marco que para mim tenho como referência,sao gaiolas diferenciadas, ricas em detalhes, um luxo em cada projeto, o trabalho com as cores é impressionante.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário ou sugestão!